Li certa vez que dez por cento dos acontecimentos da nossa vida são circunstanciais, não podemos controlar, mas noventa por cento dos acontecimentos são resultado das nossas reações ao que nos acontece. E isto sim, nós podemos controlar. Não podemos controlar uma fechada no trânsito, mas podemos reagir de forma pacífica, sem mudar o humor por causa desse fato; não podemos controlar o que os outros nos dizem, mas podemos controlar nossas respostas e com isso não entrar em guerra nenhuma, tão pouco controlamos o tempo dos outros, mas podemos organizar nossa agenda e minimizar os danos que o atraso dos outros podem nos causar. É uma teoria muito interessante e me parece que pode dar certo.

Isto porque de vez em quando penso que poderia ter reagido de forma diferente a determinados acontecimentos; seja por um simples comentário dito de forma inadequada trazendo sofrimento, ou uma atitude de alguém que tira a alegria de um dia inteiro da nossa vida.

De repente percebo que o resumo disso tudo é a mesma coisa que busco a vida toda: agir com sabedoria. Um desejo antigo, ainda buscando alcançar, e quando leio o cap. 2 de Provérbios que é uma propaganda de encher os olhos, só aumenta o desejo: eis um resumo:

“ Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e esconder as coisas que eu te ensino, e ficar com o ouvido atento à sabedoria, inclinar seu coração ao entendimento; se você clamar por inteligência e gritar por entendimento; se você buscar a sabedoria como quem procura a prata e os tesouros escondidos, então entenderá o temor do Senhor ( que é o princípio da sabedoria) então você achará o conhecimento de Deus, então você saberá o que é justiça, juízo e equidade. Então a sabedoria entrará no seu coração, o conhecimento lhe será agradável à sua alma, o bom senso te guardará e a inteligência te conservará; para te livrar  do caminho mal, dos homens que falam coisas perversas,  dos que escolhem andar nas trevas, se alegram com o mal e seguem caminhos tortuosos. Você andará pelos caminhos dos homens de bem, habitará seguro, tranquilo e sem temer o mal”.

Quem buscar intensamente, não desistir, um dia a sabedoria irá entrar no coração, agir e reagir será tão simples, tranquilo. As circunstâncias sejam lá quais forem não definirão nosso comportamento.

 

Que Deus derrame sobre nós a bênção da sabedoria!

 

Por Jossiana do Val

Deixe um comentário